sábado, 11 de fevereiro de 2012

01 - Entre o céu e a terra, Inhumas


01 - Between heaven and earth, Inhumas


    Quando se sai de uma cidade como Brasília, onde há espaço para observar as nuvens, continua-se, em um primeiro momento, a ver nuvens.


When one leaves a city like Brasilia, where there is enough room to watch the clouds, at first, one keeps seeing clouds.





Mas quem sai de uma cidade onde há espaço para observar as nuvens, sai para ver outras coisas que não as nuvens.   


But those who leave a city where there is room to watch the clouds, leave in order to see things other than clouds. 




 
    Em uma cidade com espaço para observar as nuvens, há igualmente espaço para observar as árvores. Isso também vira um hábito.


    In a city with enough room to see the clouds, there is also room to see the trees. This too becomes a habit.




 
Ao contrário do que se possa pensar, pode não ser tão frívolo ter o hábito de observar as nuvens, pois isso provoca a nostalgia de um além - um além mais terreno do que celestial.


 
    Contrary to what one may think, the habit of observing clouds may not be that frivolous. Clouds awaken a longing for another world, one closer to earth than to heaven.





                                                                                
                       
  Talvez árvores e nuvens detonem o ímpeto de buscar por sentidos outros, já que uma árvore, por exemplo, sem deixar de ser ela mesma,  pode ser um enigma.


 
Perhaps trees and clouds trigger the urge to look for other meanings; a tree, for example, without ceasing to be itself, can be an enigma.




 

3 comentários:

  1. Quero ver o que vai dar essa desterritorializada na direção de Inhumas. Meu palpite é que essas nuvens transcendentes vão levar uma bela de uma chamada pra encontrarem um lugar no plano (terrestre) da imanência. Adoro o seu trabalho, que é pura filosofia.

    ResponderExcluir
  2. Andrés, é isso mesmo, estou começando com as nuvens para chegar na terra. Não sei se me animo porque tenho um leitor astuto ou se me desanimo porque a sequência parece previsível. Bom, há muitas formas de aterrisar na terra. Em breve aparece uma, e mais adiante, outras. Espero que você ainda esteja por aí. A proximidade com a filosofia é um bom incentivo - merci!

    ResponderExcluir
  3. Estarei aguardando o desfecho. Não ligue pras minhas expectativas. Seu trabalho é muito original e nós só temos a agradecer a surpresa que nele sempre está presente. Intriga-me o como as coisas acontecem. Abraço.

    ResponderExcluir